domingo, 14 de março de 2010
Metodologia de ensino
Aulas teórico-expositivas, leituras e discussões dirigidas , análise de casos e exposição de novas ferramentas para produção e apresentação de projetos em comunicação.
Ementa
Análise de mercado e variáveis do macroambiente relacionadas a área de comunicação; A comunicação na era do marketing societal; o futuro da área de comunicação; Inteligência competitiva.
Objetivos da Disciplina
Desenvolver a capacidade de percepção e análise das condições macro ambientais inseridas no contexto do mercado em comunicação. Destacar as projeções no referido setor, tendo como pano de fundo a crise global e o cenário brasileiro. Aplicar conceitos na prática da comunicação com o mercado.
Referências Bibliográficas
Básica:
KOTLER, Philip. KELLER, Kevin L. Administração de marketing. São Paulo: Pearson,
2006.
LEWIS, David. BRIDGER, Darren. A alma do novo consumidor. São Paulo: M. Books, 2004.
MORAES, Denis de. Sociedade Midiatizada. Rio de Janeiro: Mauad, 2006.
NORDSTRÖM, Kjell. RIDDERSTRALE, Jonas. Funky Business. Talento movimenta capitais. São Paulo: Makron Books, 2001.
Complementar:
CASTELLS, Manuel. A Galáxia da Internet: reflexões sobre a Internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2003.
DOWBOR, Ladislau et alli. (orgs.). Desafios da comunicação. Petrópolis; Vozes, 2001.
LESLY, Philip. Os Fundamentos de Relações Públicas e da Comunicação. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.
TORQUATO, Gaudêncio. Tratado de Comunicação Organizacional e Política. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004
KOTLER, Philip. KELLER, Kevin L. Administração de marketing. São Paulo: Pearson,
2006.
LEWIS, David. BRIDGER, Darren. A alma do novo consumidor. São Paulo: M. Books, 2004.
MORAES, Denis de. Sociedade Midiatizada. Rio de Janeiro: Mauad, 2006.
NORDSTRÖM, Kjell. RIDDERSTRALE, Jonas. Funky Business. Talento movimenta capitais. São Paulo: Makron Books, 2001.
Complementar:
CASTELLS, Manuel. A Galáxia da Internet: reflexões sobre a Internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2003.
DOWBOR, Ladislau et alli. (orgs.). Desafios da comunicação. Petrópolis; Vozes, 2001.
LESLY, Philip. Os Fundamentos de Relações Públicas e da Comunicação. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.
TORQUATO, Gaudêncio. Tratado de Comunicação Organizacional e Política. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004
Sistemática de avaliação
1ª. etapa de aval.: teórica: discussões conceituais via leituras dirigidas - valor: 5,0
2ª. etapa de aval.: prática: elaboração de projeto de comunicação contemplando as abordagens teóricas apresentadas - valor: 5,0
2ª. etapa de aval.: prática: elaboração de projeto de comunicação contemplando as abordagens teóricas apresentadas - valor: 5,0
Conteúdo programático
Aula 1
Contextualização da Comunicação no cenário brasileiro
- Os meios e o mercado integrado de comunicacão
Aula 2
O macro ambiente e suas projeções no cenário da comunicação
- Estudos de casos
Aula 3
Gestão da reputação corporativa em comunicação
- Consciência e ética empresarial
- Responsabilidade social
Aula 4
O comunicador como estrategista
- Avaliação de estratégias e a comunicação em tempos de crise
Aula 5
Projetos de comunicação: novas tendências aplicadas ao mercado da comunicacão empresarial
Aula 6
Avaliação final dos PECs
Contextualização da Comunicação no cenário brasileiro
- Os meios e o mercado integrado de comunicacão
Aula 2
O macro ambiente e suas projeções no cenário da comunicação
- Estudos de casos
Aula 3
Gestão da reputação corporativa em comunicação
- Consciência e ética empresarial
- Responsabilidade social
Aula 4
O comunicador como estrategista
- Avaliação de estratégias e a comunicação em tempos de crise
Aula 5
Projetos de comunicação: novas tendências aplicadas ao mercado da comunicacão empresarial
Aula 6
Avaliação final dos PECs
A disciplina
NOME DO CURSO: GESTÃO ESTRATÉGICA DE COMUNICAÇÃO
DISCIPLINA: Tendências em comunicação
CÓDIGO: GC007A
CARGA HORÁRIA: 24 h
PROFESSOR: Tina Andrade
mensagemparatina@gmail.com
DISCIPLINA: Tendências em comunicação
CÓDIGO: GC007A
CARGA HORÁRIA: 24 h
PROFESSOR: Tina Andrade
mensagemparatina@gmail.com
Assinar:
Comentários (Atom)
